sábado, maio 29

Medo e adrenalina: prazeres ou pesadelos?

Estes são dois sentimentos esquisitos,difíceis de explicar. São os responsáveis por várias alterações no comportamento da pessoa,e são duas coisas que sempre estão ligadas a acontecimentos julgados "errados",que sempre estão causando descasos por aí. Afinal,medo e adrenalina,será que podem ser entendidos também como vícios? Vamos pensar.
O medo. Medo é estranho. É como ter um sentimento de se tentar impedir que aconteça alguma coisa,nadar contra a corrente,pensar em algo que te causará algum dano. E de fato,é algo que nos traz uma certa adrenalina. Momentos de perigo,alguns flagras perigosos,acidentes,e todos os incontáveis tipos de medos,nos dão um sentimento forte de adrenalina,nos deixam completamente elétricos e como que "doentes"; o medo nos "acelera" física e mentalmente,e nos faz quase que implorar psicologicamente ao nada,que mude esta situação. Pois assim,é como se estivéssemos pedindo ajuda ao vazio,contra algo complicado que nos fosse acontecer. Com o tanto de coisas erradas que as pessoas fazem hoje em dia,até parece que sentem algum prazer em estarem temendo. O pior de tudo é a consciência do feito 'errado': a pessoa sabe que não está andando pelos caminhos certos,mas está sempre repetindo as merdas que a fazem sentir medo. É muito comum ver isso nas ruas. Vide os vagabundos que se vê por aí; eles têm sempre uma vida conturbada,estão sempre se envolvendo com armas,drogas,putas,álcool,vandalismo,crimes, e várias outras porcarias que ética e legalmente falando são erradas à visão de quem escreveu as regras. E estes meliantes nunca param. Alguns até sentem prazer em possuirem esta vida. E acho que isso dificilmente vai mudar. A polícia,que é a grande causadora de boa parte das guerras que vemos por aí,é quem causa medo nos que vivem na rua. E eles não vão parar de andar na rua por causa de polícia. A adrenalina se enquadra muito nisso também. Imagine o enorme número de caras na rua que gostam de andar em cima dos trens pela cidade,aqueles que roubam em supermercados,ou roubam carros-fortes,ou roubam qualquer outro tipo de estabelecimento,ou matam,ou usam drogas,tudo isso traz adrenalina; e o risco que estas porcarias causam,perto do prazer da adrenalina,são MERDA.
Assim,é possível concluir que medo e adrenalina estão correlacionados,e podem ser considerados vícios,pois os grandes perigos algumas vezes são ignorados quando se pensa numa vantagem muito grande,em determinadas ocasiões,como roubar um banco. Entretanto,o medo não seria uma tentativa de evitar os perigos? Então,por que este seria um vício? Porque há uma adrenalina adentrada nele. Aliás,a adrenalina se sobrepõe sobre o medo. O medo é apenas um sentimento secundário. E apesar de a adrenalina ser quem 'abafa' um pouco o medo,é o próprio medo quem ajuda a obter o prazer na adrenalina. Pois quando se está em situações de risco por conta própria,a adrenalina está lá,mas o medo de que alguma coisa dê errado e que tudo se acabe da pior maneira,faz com que a pessoa se sinta meio que alienada por estar contrariando seus próprios instintos; e é dessa alienação que vem o prazer de sentir medo. Quanto à adrenalina,por si só já é prazerosa,torna a pessoa muito mais disposta a tomar atitudes drásticas em determinadas situações,o que coloca ainda mais o medo em segundo plano.
O problema é que,quanto menos o ser humano teme,mais ele erra. E quanto mais erra,mais risco ele corre. E quanto mais risco ele corre,mais adrenalina ele sente. Quanto mais adrenalina,mais prazer. Aí,o mundo já acabou de vez. O medo é o veneno e a cura das pessoas. É o freio dos grandes perigos. Mas também é o grande causador de arrependimentos e pesos na consciência da pessoa,gerando um medo ainda maior; trazendo sempre junto,uma dose de adrenalina.
São dois sentimentos entrelaçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário