sábado, maio 22

Má fase

É difícil explicar os motivos de uma vida tão monótona,devagar,e pobre de sentimentos e importâncias materiais. Mesmo jovem,vivo meus dias sentindo que nasci numa época completamente errada. Aliás,a influência externa que recebo,formada por inúmeros fatores,é o que me fez criar uma forma de pensar que está muito distante do que eu mesmo posso perceber nos meus semelhantes,de mesma faixa etária. Porra,parece que a felicidade é um sonho impensável,é só uma utopia. Ninguém nunca vai alcançar a plena felicidade e satisfação em todos os campos da vida. Devido à minha situação atual,onde eu sinto carência em vários 'setores' na minha vida,acho que o viver em si já se torna quase uma tortura,onde eu apenas me embriago,como se acordar todo dia fosse um ato de masoquismo. Absolutamente todo dia eu percebo que sei que acontecerão as mesmas merdas. Nada de imprevisível. Esse negócio de 'viver os dias como se fossem os últimos',parece que se tornou um incentivo ao suicídio. Quanto à questão de fases; será que este momento que eu vivo agora não é uma fase permanente,onde a felicidade,o riso,a alegria,o bem-estar,são apenas "sub-fases" que chegam pra me descontrair,e logo depois vão embora? Pra mim,esta é a coisa mais fácil de acreditar... burramente,a gente costuma enfatizar muito mais as más fases do que as boas,e isto explica a crença na permanência de uma má fase que está coberta por pequenas e enganadoras boas fases. Guardo comigo vários motivos de uma vida parada e ridícula; cujos motivos são os grandes responsáveis por enormes aflições na vida de muita gente,não só de mim. O fato de vivenciar uma série de más fases,foi o suficiente pra me fazer ter uma nova concepção da vida,e me fez pensar dessa forma. Eu preciso muito mais do desabafo do que eu mesmo imagino. E talvez por isso eu estou vivendo cercado de dúvidas.

É IMPORTANTE UM AMOR CONVINCENTE?

O amor faz a guerra,nada de paz. O próprio amor é alvo de ódio para muitas pessoas. Digo amor de homem por mulher,e vice-versa,pois é este o único amor que carrega consigo vários sentimentos ridículos e desnecessários,que causam grandes desentendimentos e dificuldades de relacionamento. Amor de amigo não tem isso. Amor de mãe,muito menos. Quando se ama,cria-se junto o desejo. Juntamente ao desejo,cria-se um sentimento irracional,quase que de posse,pela outra pessoa. E isto traz como bônus o ciúme. E caso seja um amor recíproco,ou seja,existente em ambas as partes,cria-se também um 'regulamento'; Algumas coisas são regras,e certas permissões são somente concedidas a quem se ama. O que tira uma parcela de liberdade das duas partes na relação. Não deseje outra pessoa,muito menos ame outrém. Traduzindo,o amor proíbe o amor. Então,por que é tão atraente o amor,já que traz poucas vantagens,e vários problemas? A questão é que,o amor é como se fosse um ópio. Pensamos muito mais no que este tem de bom,e normalmente a parte pior do negócio é ignorada. É exatamente por isso que existem pessoas as quais ficam cegamente apaixonadas,submetendo-se a certos sacrifícios pelo seu amor. É um sentimento tão intenso que,mesmo com reciprocidade,a pessoa esquece do bem-estar próprio para satisfazer à outra pessoa. E acho que isso dificilmente pode existir em algum outro tipo de sentimento. Mas,a questão é: será que devemos acreditar neste intrigante ópio? Perceba que um amor convincente e recíproco não é alcançado por um número grande de pessoas; aliás,muitas e muitas pessoas sonham com isso. Daí,pode-se deduzir a ênfase que este amor recebe das pessoas. E ainda existem milhões de outros casos,onde existiu uma época realmente satisfatória para um casal,histórias de amor intenso e 'verdadeiro',que acabou quase que inesperadamente. O "baque",logo após ao término,é realmente destruidor. E este fato,é uma porta aberta para que se crie uma nova filosofia a respeito do assunto; decepções e erros são ganhos de experiência à pessoa,o que faz com que esta aja cada vez mais e mais temerosa quanto ao ato de amar. Isto varia de pessoa para pessoa,portanto a questão inicial é uma questão sem resposta definida. Eu particularmente acho que,mesmo quando a pessoa sofre estes "cortes" imprevisíveis,é preciso sim,um amor convincente a todas as pessoas,pois este é o ópio que distrai e alegra a qualquer um,mesmo quando se passa por uma fase difícil. Pelo menos,há alguém que te dê forças. Quando a pessoa dá importância ao amor,ele responde por 70% da sua felicidade: se ele não existir,você estará passando por uma má fase.

A QUESTÃO MATERIAL

É certo que todo mundo odeia trabalhar. Mas precisa trabalhar,senão morre de fome. O dinheiro é uma coisa complicada,pois está acima de tudo o que você pensa a respeito da sua vida; até das próprias necessidades fisiológicas,como se alimentar e fuder. Você pode estar quase morrendo de fome,estar sem comer ninguém,sem ter carro,sem ter casa,sem ter onde dormir,sem ter porra nenhuma: mas ninguém vai se sensibilizar pela sua situação e te dar uma vida digna. Pior: ainda vão te taxar de vagabundo e até de criminoso,caso quem está julgando seja ainda mais desinformado. Por isso o dinheiro tornou as pessoas menos humanas,elas tem uma compreensão muito menor a respeito delas mesmas. A ganância é apenas um estimulante do ego da pessoa,e o dinheiro faz com que as pessoas sejam diferenciadas umas das outras. Algumas pessoas apenas sentem a necessidade de serem "melhores" que as outras; pois entendem que possuir mais,as torna superiores. De certa forma,a questão material é uma coisa sem sentido. No final das contas,o maior objetivo comum entre todas as pessoas do planeta,é o bem-estar. O que muda,de pessoa pra pessoa,é a forma com a qual este fator é alcançado. E isso é péssimo. Talvez se dessem as condições de bem-estar a todos os habitantes dessa merda,o mundo seria muito mais feliz. Tenho um ideal sonhador de uma vida satisfatória,que é o de viver como um indígena,ou então com uma esposa e filhos em um local praticamente isolado da humanidade. Falando nisso,o 'sonhar' é outra coisa completamente intrigante. Por que as pessoas acham que sonhar é bom? A certeza de prosperidade não existe. Veja: você está pensando no futuro,numa casa grande e luxuosa,com carros grandes e caros na garagem,bebendo um bom vinho,ou fumando um charuto cubano,com uma fila de vagabundas te chamando para o quarto. Feito isso,você retorna ao presente; e percebe que não é nada disso,você só está sentado em uma cadeira,com a boca seca,de bolso vazio e com o pau duro. O que faz a felicidade é o presente. O 'serei feliz' não altera em absolutamente nada na sua vida. O que realmente muda seria o 'sou feliz'. Porém,se você é pobre como eu,está sendo submetido a correr atrás do dinheiro pra começar a pensar em planejar o que fará para ainda começar a construir algo que talvez virá num prazo muito longo. Relendo esta última frase,você pode ter uma noção de como é longo este percurso até a auto-realização. Por isso,acho que sonhar é horrível,de certa forma. E todo este esforço ou sofrimento,só existe por causa do dinheiro; que talvez seja usado em coisas que não nos dão o progresso. Por isso,o dinheiro é um convite às más fases.

PREVISIBILIDADE

Quando alguém te perguntar o que você faz no dia-a-dia,e você souber responder minuciosamente,te digo que a sua vida é um lixo. Claro,porque você agindo desta forma,dá a entender que não está progredindo em nada. O que você faz,é a rotina,nunca tem nada de novo. E isto,é um fato desanimador. Você tem horas marcadas,você tem compromissos fixos,você tem obrigações e preocupações: tudo em horários certos,com duração certa,e os acontecimentos são pré-definidos. O ser humano não gosta de repetitividade. Gosta de inovação: até se você fosse o homem mais rico e pudesse ter qualquer coisa do mundo; você ia enjoar de desfrutar de todas as coisas,definitivamente. E é por isso que os drogados se drogam cada vez mais; isso vira rotina,e eles querem cada vez mais,querem sentir algo novo. Ninguém gosta de se manter muito tempo na mesma situação,só quer progredir. O stress só existe por causa disso; a gente sabe que terá que passar por nossas obrigações todo santo dia,e nunca estará imune disso. Vide o fato de estar indo ou voltando do trabalho,pra quem anda de ônibus. Você vê várias pessoas indo pros mesmos lugares sempre,conversando sempre sobre o mesmo assunto,nos mesmos horários,tudo marcado pontualmente. E o mais engraçado: todas as pessoas falam sempre a mesma coisa das outras pessoas,elas acham que as outras pessoas são como robôs,estão só trabalhando e não podem viver. É o tal do "sujo falando do mal-lavado". E toda essa porcaria é consequência da merda de vida que o homem construiu pra ele mesmo. A melhor vida do mundo,é acordar sem saber o que vai fazer durante o dia. Em outras palavras,poder escolher. A previsibilidade é uma merda,e está incluída em boa parte das más fases.

APOIO,ÉTICA?

Quando se tem uma vida que deixa a desejar,onde a pessoa anda desanimada,ela precisa de alguém pra apoiar,pra ouvir o que esta tem a dizer. O que é um ponto complicado na conversa. As pessoas tem variados modos de pensar,e opiniões distintíssimas. Algumas pessoas são boas ouvintes; enquanto outras são péssimas. É o que dificulta algumas comunicações. E por isso é uma merda não ter as pessoas certas a quem confiar. Pois não há nada que se permita falar a estas; elas podem não entender,ou podem não confidenciar. E no dia-a-dia,é difícil encontrar alguém que tenha uma boa parcela de ética consigo.


Concluindo,minha vida é fudida porque estou associando uma série de porcarias que não estão me ajudando nessa,pois eu estou praticamente impedido de viver da forma com a qual me dou melhor. E são coisas ausentes,juntamente de coisas que atrapalham a situação. Ser pobre e não ter pessoas interessantes e confiáveis à sua volta,é absurdamente um lixo. Espero que toda esta merda vá se ajeitando de acordo com o tempo. Reflita sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário